Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

GUERRA CIVIL: A RELAÇÃO ENTRE O FILME E OS QUADRINHOS E UM POUCO DE FILOSOFIA DO DIREITO


                       
Embora, a princípio, buscando-se um bem comum, não é raro vermos os heróis dos quadrinhos entrando em conflito entre si por diversos motivos, em razão dos vários pontos de vistas ou quando manipulados por algum super vilão.

                        
Mas, a série guerra civil da Marvel, cuja versão chega nesse final de semana aos cinemas, trás um dos temas mais interessantes já trabalhados nesse segmento.

Nos quadrinhos tudo começou em razão de um acidente gerado por um grupo de heróis chamados novos guerreiros que participava de um reality show e na luta contra alguns vilões gera uma explosão próxima a uma escola matando mais de 800 pessoas.

Essa tragédia leva o Congresso a debater uma lei de registro de atividades super-humanas, proibindo toda ação realizada por mascarados, os quais devem ser cadastrados e submetidos a treinamento e ordens do governo.

Isso acaba levando a uma divisão em meio à comunidade, pois alguns são a favor buscando o apoio e a legitimidade por parte da sociedade, como o Homem de Ferro, enquanto que outros são contra, defendendo a identidade secreta para proteger entes queridos e manter certa independência.


No filme, tal medida também é debatida, mas como o universo cinematográfico ainda não conta com um número tão grande de heróis uniformizados, o conflito ganha reforço com a caça ao Bucky, atual Soldado Invernal, ex parceiro do Capitão.

E tudo isso leva a grande questão: Para ser justo, basta aplicar a lei? Ou Justiça se confunde com legalidade?

No artigo “A Justiça é um prato que se come frio” publicado em 2012 no livro quadrinhos e transdisciplinariedade enfrentei esses conceitos analisando várias histórias e podemos concluir que a resposta não é tão simples, pois o tema é bem divergente.


Num modelo positivista, as coisas se confundem um pouco mesmo e muitos tratam a Justiça como o respeito às leis. Porém, e se essas leis venham atender interesses escusos? Não haveria um conceito anterior de Justiça a se observar? As atrocidades realizadas pela Alemanha Nazista eram amparadas por leis. Elas eram justas?


Por isso, o Capitão América luta em nome de conceitos maiores como Patriotismo, companheirismo, lealdade, enquanto que Tony Stark está tentando agir conforme a lei, visando um bem maior, dar à sociedade maior transparência sobre suas próprias ações.

E então? Quem está certo? Ou melhor, de que lado você está?


 Bom filme e boa leitura!



2 comentários:

  1. Show! tal explicação, realmente é um dos melhores comentarista de quadrinhos que já vi. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. SOU CAPITÃO AMERICA ESTA MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE

    ResponderExcluir