Pesquisar este blog

domingo, 3 de maio de 2015

O Mercado dos Quadrinhos



Sem dúvida os Estados Unidos continuam sendo um dos maiores mercados de quadrinhos do mundo, o que impulsiona a industria e a incentiva a investir em cada vez mais títulos. Logicamente, essa mesma industria já passou por várias crises e não alcança os mesmos números do passado, mas ainda assim, vemos um forte investimento na reedição dos clássicos e no lançamento de materiais inéditos. Porém, curiosamente, diferente do que poderia se imaginar, a distribuição é bem diferente do que ocorre aqui no Brasil, onde encontramos quadrinhos em qualquer banca de jornal. 

Lá os quadrinhos são vendidos apenas em comic shops ou em suas franquias em lojas de brinquedos, tornando-os um artigo voltado apenas para o seu público cativo, aqueles que vão até ele, segmentando seus leitores, dificultando a renovação desses. Por outro lado, há melhor controle de estoque e um destino melhor definido, evitando o encalhe. 

Aqui no Brasil é muito mais fácil encontrar quadrinhos, mas numa oferta e variedade muito limitada, restringindo-se, na maioria das vezes, ao gênero de heróis e mangá. Há pouco tempo as livrarias descobriram o filão dos encadernados mais caros, mas ainda assim, não são especializadas e existe pouca coragem por parte das editoras em apostar em material pouco conhecido, inclusive o nacional. Talvez, nos Estados Unidos, a indústria sinta-se mais confortável em assumir uma política mais enxuta porque já conquistou o seu público, enquanto que aqui no Brasil ainda estamos tentando formar leitores, construir o hábito da leitura. E por que não se iniciar pelos quadrinhos? 

Assim, seguem algumas dicas que visam sair do lugar comum, são um grande sucesso lá fora e temos a sorte de já termos por aqui em português: Saga, do excelente Brian K. Vaughan; Happy, do Grant Morrison, ambos da DEVIR e BONE do Jeff Smith (cujo volume 1 está em banca) publicado pela Via Lettera. 

Resenha dessas obras numa futura postagem. Boa leitura! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário