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sábado, 21 de março de 2015

As Contribuições das Histórias em Quadrinhos de Maurício de Souza para a Educação Ambiental

Por
Vera de Fátima Maciel Lopes

No mundo globalizado, os educadores buscam, a todo o tempo, novas metodologias para desenvolver os conteúdos, em sala de aula, de maneira consistente e, ao mesmo tempo, interessante para os alunos. Neste contexto, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas em qualquer em qualquer nível escolar abordando qualquer tema, pois a variedade de histórias existentes permite, ao docente, identificar materiais apropriados para um assunto, faixa etária específica ou qualquer outra variável desejada.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as histórias em quadrinhos de Maurício de Souza e suas aplicações dentro da Educação Ambiental. Foram analisadas tirinhas e histórias dos vários personagens criados pelo autor, sua relação com a educação ambiental e as possibilidades de utilização tanto na educação formal quanto na não formal.

As questões ambientais são costumeiramente abordadas tanto em tirinhas quanto em histórias mais longas da Turma da Mônica, Chico Bento e Papa Capim sendo esporadicamente verificadas na Turma do Penadinho, Piteco, Horácio dentre outras. Dentre os vários temas ambientais temos uma maior incidência nos problemas relativos às ações antropogênicas e suas respectivas consequências. Tais abordagens representam um excelente e farto material para ser utilizado em aulas e atividades de educação ambiental.

O presente trabalho nos permite concluir que as histórias em quadrinhos possuem uma linguagem própria, fomentadora de reflexões acerca dos temas abordados e, em especial, no que diz respeito às questões ambientais, pois é capaz de fomentar a percepção em relação ao meio ambiente e levar a mudança de hábitos e atitudes ao mesmo tempo em que possibilita a criação de ações sustentáveis para a conservação ambiental. 


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