Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

A Inclusão Social no Brasil através do Olhar das Histórias em Quadrinhos

Por 



O presente trabalho tem como proposta demonstrar a importância das histórias em quadrinhos (HQs) no processo de inclusão social do Brasil contemporâneo. O presente tema tem sido debatido em todo o mundo e cristalizado através de práticas socioantropológicas e educacionais.

A inclusão social é amplamente divulgada por ações afirmativas de ONGs, empresas e órgãos públicos e, analisada sob uma lente lúdica dos heróis mirins das HQs nacionais. Redes sociais como a SACI e a RESSOAR, além da galerinha infantil, representadas pelas turminhas da FEBECA e da Mônica, demonstram a preocupação de autores roteiristas, desenhistas e ilustradores com a inclusão social. 

Nesse sentido, vale destacar o papel desempenhado por Maurício de Souza na construção de uma "cultura de solidariedade" no Brasil, em relação à inclusão social, tanto em sua dimensão histórica, quanto em seus aspectos atuais, através de personagens como Humberto (deficiente vocal), Dorinha (deficiente visual) e Luca (cadeirante). Com isso, verifica-se que a linguagem dos quadrinhos tem um papel fundamental no processo de inclusão social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário