Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

MAIS DO QUE SUSTOS E ARREPIOS: O TERROR NOS QUADRINHOS

Diante das várias possibilidades de gêneros permitidas pelos quadrinhos, não demorou muito que histórias sombrias ganhassem seu espaço.

            Desde os anos 30, com a revista pulp Dime Mistery nos Estados Unidos e mesmo aqui no Brasil com o Garra Cinzenta, já vemos os quadrinhos enveredarem pelo terror, ainda que em um viés mais policialesco.

            Mas é nos anos 60 que o terror ganhou força, crescendo o número de artistas e histórias sobre o gênero, como as revistas Creepy e Eerie, as quais foram lançadas aqui no Brasil entre 1976 e 1981 na saudosa revista Kripta.

            De lá para cá tivemos várias obras dignas de nota, como Sandman, Monstro do pântano, Hellboy, 30 dias de noite e Walking Dead, sem falar nas criações nacionais como Mirza, a mulher vampiro, Zé do Caixão e a revista Calafrio publicadas por aqui nos anos 70.

            Todavia, embora goste muito do segmento, confesso que nunca consegui sentir medo com as histórias, diferente de filmes e livros. Talvez falte a plasticidade e a realidade do cinema e a imaginação exigida numa obra literária. O meio termo gráfico não consegue despertar o mal estar gerado pelas vísceras e nem o suspense necessário em razão do aspecto temporal quebrado pelos quadros, pois com uma pequena virada de olho você consegue vislumbrar o que vem a seguir.

            Assim, o terror nos quadrinhos se destaca mais pela originalidade das histórias, pela narrativa e construção dos personagens do que pela artimanha de sustos e o horror gratuito, sendo o medo apenas um elemento para se contar uma boa história.

            E para homenagear o gênero a Darkside lança Creepshow, a quadrinização do filme lançado em 1982 com roteiro de Stephen King e dirigido pelo mestre George Romero que possui 5 contos belamente ilustrados por Bernie Wrightson que vão de ameaças do espaço até a vingança buscada pelos mortos, mas narradas como os clássicos dos anos 60.

            Boa leitura e bons sonhos!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário