Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

FANTASIA E MEMÓRIA: OS NOVOS TEMAS DE MIGUELANXO PRADO


Em 1991, quando tinha os meus 15 anos e já colecionava gibis, me deparei com uma surpresa na banca. Uma Graphic Novel em tamanho grande, com um desenho belíssimo e sem nenhum super herói. Não resisti e comprei para me deliciar com algo completamente diferente do que estava acostumado.

A obra era Mundo Cão de Miguelanxo Prado, um artista espanhol que, infelizmente, tem pouco de suas obras publicadas no Brasil, as quais sempre são divinamente ilustradas com histórias do cotidiano com pitadas surrealistas, tal como em alguns bons filmes do Woody Allen.

Mas, nosso jejum terminou graças à Editora Realejo Livros, que nos brinda com a publicação de Ardalén, a mais recente obra do autor.

Nela, uma jovem viaja até uma distante vila em busca de informações sobre seu avô a muito desaparecido. Lá ela conhece Fidel, um senhor com graves problemas de memória, mas que pode tê-lo conhecido.

Com um traço único, mais do que uma história, Miguelanxo trava inúmeras reflexões sobre o que é memória, realidade e sonhos, pois se quem somos é pautado em nossas experiências, o que nos tornamos quando não mais lembramos delas?

            Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário