Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2016

Quadrinhos Lusitanos


Em 2014 quando estive em Lisboa, como sempre faço quando vou ao exterior, tiro uma horinha numa boa livraria ou banca de jornal para procurar quadrinhos locais. Estava eu na FNAC e decepcionado, além de encontrar traduções de Marvel e algumas obras europeias encontrei pouca variedade portuguesa, até que me deparei com um encadernado que me chamou atenção inicialmente pelo traço divertido e cartunesco que me lembrava Joe Madureira.

A obra chamava-se Dog Mendonça e Pizza Boy II: Apocalipse. Procurei o volume I, mas já estava esgotado e então comprei o II mesmo. O roteiro é de Filipe Melo, português e os desenhos são de Juan Cavia, argentino e, para minha surpresa, com um prefácio de George Romero, o Mestre dos filmes de Zumbi.

A proposta é muito bacana e personagens com ideias originais: um detetive lobisomem, um demônio no corpo de uma menina, um gárgula e um entregador de pizza vão tentar salvar o mundo da ameaça do título. Sem inventar a roda, o texto é dinâmico e divertido e gerou a curiosidade de saber como esse grupo se conheceu.

Até que chega ao Brasil As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy! Sim, o volume I que não achara em Portugal foi lançado em nossas terras pela Editora Devir e com prefácio de John Landis, diretor de Irmãos cara de pau, e Um lobisomem americano em Londres!

Tudo bem que também não se aprofunda nas origens dos personagens e possui alguns atalhos de roteiro, mas sendo aventura despretensiosa num estilo “sessão da tarde” diverte e passa a integrar e bem representar a moderna borda desenhada (como lá chamam os quadrinhos) de nossos amigos de além mar.

Boa leitura!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário