Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de março de 2017

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Bom dia leitoras e leitores, blogueiras e blogueiros de nosso cantinho virtual de conversas sobre HQs e derivados do Mundo Nerd !!!

Faz um tempinho que nada escrevo para o nosso blog, apesar de acompanhar as postagens do André Smarra e do Luciano Filizola.

Aproveito o retorno para HOMENAGEAR o GÊNERO FEMININO, embora o Dia da Mulher seja SEMPRE, já que há tempos essas guerreiras lutam lado a lado dos homens, e chegaram mesmo a construir verdadeiros MATRIARCADOS TRIBAIS, ao longo da caminhada da humanidade sobre a Terra.

Sejam mutantes, alienígenas, semi-deusas, espiãs, ladras, justiceiras, feiticeiras, negras, brancas, indígenas, heteroafetivas, homoafetivas e detetives, as mulheres CONQUISTARAM o seu espaço nas HQs, onde, outrora, imperava o machismo, com  guerreiros dotados ou não de superpoderes, que se escondiam sob máscaras e malhas coloridas - predomínio das cores azul e vermelha -, cobertas de ceroulas / sunguinhas.
    
No início, lá na Era de Ouro, até a super Mulher Maravilha sofreu os efeitos dos preconceitos da sociedade machista, já que origem está ligada a lendária Ilha de Themyscira, onde viviam poderosas amazonas e guerreiras, isoladas do " mundo dos homens ", numa clara alusão a Ilha de Lesbos, na Grécia, onde as mulheres, de acordo com a mitologia mediterrânica, celebravam  o deus Dionísio, através de cultos e festas regadas a vinho, e essas mulheres utilizavam máscaras masculinas, já que era vedado às mulheres a participação nas festas e cultos dedicados a Apolo, o deus das " coisas certas ", retilíneas, dos homens, dos guerreiros. Desse culto a esbórnia - Dionísio é o deus do vinho, da farra, das " coisas tortas " -, veio o LESBIANISMO.  Ao ser aceita na LJA, da Era de ouro das HQs - hoje a SJA da Terra 1 -, ocupou o discreto cargo de secretária do da equipe masculina, como bem frisou Smarra, (LOTUFO & SMARRA, 2012, p. 163 - 180: " Assim fizeram os deuses, assim fazem os seres humanos: uma mitologia dos heróis ").
     
A DC Comics, ainda na Era de Ouro, deu vida a Mary Marvel (Mary Shazam), a Canário Negro, a Mulher Gavião, e a partir daí, já na Era de Prata, teve que acompanhar as mudanças sociais do Mundo pós - II Guerra Mundial. Assim, BatGirl, CatWoman, Zatanna, SuperGirl ( que já tem série própria de tv ), Ravena, Dona Troy, Relâmpago, lideraram uma revolução nas equipes de combatentes do mal e ganharam espaço em Hollywood, ao lado das heroínas da Marvel.
     
Jack Kirby e Stan Lee também contribuíram para essa revolução, via Marvel Comics, seja no conceito de família, com Sue Richards (Quarteto Fantástico), Jean Grey (A 1a. discípula do Professor Charles Xavier,  " in "  X - MEN ).  Nesse sentido " xmeniano ", Stan Lee derrubou preconceitos ao criar Tempestade, a LINDA negra semi-deusa, Iansã, um poderoso ORIXÁ da Mitologia Africana ( Religião do Candomblé ), como bem lembrou Lotufo (LOTUFO & SMARRA - op.cit.). Ainda nos X - MEN destacamos Vampira,Psylocke, Mística; nos Vingadores, Kirby & Lee mandaram bem na criação de Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Vilma Vespa; nos Inumanos, destacamos Medusa.
     
Ainda temos Mulher - Aranha, Mulher - Hulk, Gata Negra, Lince Negra, Cristalys, Miss Marvel, etc., etc. e tal.

Elektra, a ninja assassina deixou Matt Murdock, o Demolidor, completamente APAIXONADO; Gata Negra deu muito trabalho a Peter Parker, o Homem - Aranha; A  Mulher Maravilha deixou um monte de marmanjos da LJA e da SJA ajoelhados, que IMPLORAVAM o seu AMOR, além  de roubar a cena em Batman vs. Superman.


PARABÉNS, MENINAS SEMPRE PODEROSAS....., MÃES, IRMÃS, AMANTES, CÚMPLICES......, &........., MARAVILHOSAS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário