Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

30/01 - Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Nas últimas três décadas assistimos à uma proliferação de HQs educacionais, os chamados “Quadrinhos Adultos”, inspirados em grandes obras literárias nacionais e internacionais. No Brasil, o dia 30 de janeiro é reservado para comemorarmos o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos” lembrado até pela Loteria Federal, em seus bilhetes representativos das extrações que nos fazem sonhar com suas premiações de milhares de reais.

Vários são os heróis nacionais de “carne-e-osso” que contribuíram para a valorização da Cultura dos Quadrinhos, mas podemos afirmar que o maior destaque deve ser concedido a Álvaro de Moya que, em 1951, com outros jovens da época (Jayme Cortez, Miguel Penteado, dentre outros), organizaram a Primeira Exposição Didática Internacional de Histórias em Quadrinhos, no dia 18 de junho, mais precisamente no Centro Cultura e Progresso, no Bairro do Bom Retiro em São Paulo.

A partir daquele movimento germinou a semente dos Quadrinhos pela Educação. Em outra oportunidade, escreveremos sobre os personagens que construíram essa faceta histórica das HQs no Brasil: de Álvaro Moya ao jovem André Diniz.


Bilhete da Loteria Federal (Caixa Econômica Federal) em comemoração aos 50 anos de carreira de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.

Fonte: LOTUFO, C.A. ; SMARRA, A. L. S. . Os Super-Heróis Brasileiros que Educam por Meio dos Quadrinhos. In: Nataniel dos Santos Gomes; Daniel Abrão. (Org.). Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades - Refletindo sobre o uso das Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. , p. 157-176.

Nenhum comentário:

Postar um comentário