Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2015

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS - 2 / Batman: The Dark Knight Strikes Again ( Frank Miller, 2002 )

 1. A CULTURA DO CAVALEIRO DAS TREVAS NAS HQs

Fazemos parte da geração que leu, revisitou e vivenciou grandes sagas de ( super )heróis, sobretudo das estrelares DC Comics e MARVEL, além de ter implorado por continuações das grandes obras que marcaram época no universo das HQs, como WATCHMEN (Alan Moore & Dave Gibbons, 1986) e o CAVALEIRO DAS TREVAS (Frank Miller, 1986), que são consideradas integrantes do grupo das melhores HQs já escritas.

           
2. UM POUCO DE HISTÓRIA
            
Ainda em 1986, Frank Miller cedeu ao assédio dos fãs do Homem-Morcego e informou ao então " Menino Prodígio " da DC Comics, Bob Schreck - um dos grandes nomes da editora -, que gostaria de escrever uma continuação da fantástica epopéia do Morcegão.   Um  Schreck contagiado pela saga famosa passou então a cobrar de Miller a elaboração de   um roteiro, mas o famoso criador de Sin City e " 300 " só demonstraria interesse em trabalhar nessa segunda parte em 1996.
            
Miller procurou Archie Goodwin, então editor das revistas de Batman, e comunicou a sua disponibilidade para escrever a tão esperada continuação. Corria o ano de 1997. Quando tudo parecia acertado entre Miller e a DC para a produção da obra, ainda em fins do séc. XX, Goodwin perdeu uma luta que travava há tempos contra um câncer.
            
Esse banho de água supergelada deixou atônita a galera da DC Comics, e mesmo com a entrada do histórico Denny O'Neil - amigo de Miller há décadas -, no lugar de Goodwin, para cuidar da Divisâo Batman, ninguém mais acreditava na tão desejada continuação, até que o citado " Menino Prodígio " Bob Schreck entrou na briga e convenceu a direção da famosa editora da Liga da Justiça a produzir a obra gráfica. Um primeiro roteiro, escrito por Miller, óbvio, foi aprovado.

           
 3. MUITA EXPECTATIVA & POUCOS ELOGIOS

A história apresenta um Batman mais velho e mais vingativo que o Morcegão da saga original; que enfia a porrada no Superman - outra vez -, e sacaneia o Departamento de Justiça dos E.U.A., assim como os políticos e a mídia......haja  "dèja vú"!!! Muita enrolação. Uns poucos críticos se deram ao luxo de escrever sobre a continuação, utilizando um termo falado por muitos leitores:  LIXO !!!!
           
Resumo da Ópera: a tão esperada continuação frustrou os fãs de Miller e do Morcegão.
           
Resta-nos esperar pelo " Cavaleiro das Trevas - 3 ". O que virá por aí ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário