Pesquisar este blog

sábado, 16 de maio de 2015

UM GURI ALFABETIZADO PELOS GIBIS : A LITERATURA DAS HQs NA INFÂNCIA DE CESAR LOTUFO.


Aproveitamos o nosso blog, que destaca o papel educacional das HQs, para contar um pouco da relação de um dos nossos autores / colaboradores com os gibis, revistas em quadrinhos, álbuns ilustrados, Comic Books, etc. Adaptamos o texto que foi publicado no livro QUADRINHOS & TRANSDISCIPLINARIDADE, organizado pelo escritor, editor e autor Prof.Dr. Nataniel dos Santos, em 2011, pela Editora Appris.

Que o Arqueólogo, Ambientalista, Pesquisador & Professor Universitário Cesar Lotufo é um apaixonado por quadrinhos muita gente sabe, mas talvez não conheçam como essa paixão surgiu e onde começou.

Como esse fã encantado pela sua alfabetização caseira, via gibis, tornou-se um ensaísta sobre HQs? Lá pela metade da década de 1960 o Lotufinho (filho do Sr.Lotufo) já escrevia sobre os seus heróis imaginários, a partir da leitura dos gibis das editoras Rio Gráfica (Ed. Globo) e EBAL. Era uma ,mistureba geral com Fantasma, Mandrake, Batman, Superman, Capitão América, Thor, Hulk, Namor, Homem de Ferro, além de Pato Donald, Mickey, etc. Um pouco mais tarde, já na escola, foi a descoberta do Homem-Aranha, Demolidor  , etc.

 No começo dos anos 70, no fim do curso primário (naquela época o fundamental era composto de 10 anos, sendo 6 relativos ao primário  e 4 ao ginásio) o Lotufinho obteve a medalha de bronze (3o.lugar)  em um concurso sobre " Redações Criativas ", patrocinado pela Secretaria de Educação do extinto Estado da Guanabara, a partir das propagandas da TV. A redação do menino foi sobre o automóvel mais popular e querido do Brasil, o Fusca, e envolvia um personagem esquisitão, o Sr. Apolônio. Em cerimônia realizada no Salão de Eventos do Automóvel Club do Brasil, na Cinelândia, o medalha de bronze recebeu um interessante prêmio literário das mãos do FAMOSÍSSIMO Capitão Aza (com Z mesmo), alterego de Wilson Viana, apresentador de um programa infanto-juvenil e que era exibido de 2a.f. à 6a.f., em horário vespertino, pela extinta TV Tupi. Vale lembrar que a também apresentadora Xuxa Meneghel era sua fã , assim como nós.

Era um pacote recheado de gibis e álbuns da Editira EBAL, do FANTÁSTICO empreendedor / editor, preocupado com a Educação dos jovens, " Dr. " Adolfo Aizen. Os pais do Lotufinho e a Dona Selma, professora - madrinha do jovem escritor torceram seus narizes quando o pacote foi aberto, enquanto o menino vibrava com os gibis do Hulk, Homem-Aranha, Gavião Negro, Batman, Superman, dentre outros heróis e super-heróis......UAUUUUU, que bacana!

O Sr. Carlos Lotufo, pai do Professor Cesar Lotufo, verificou que o pacote também continha obras literárias nacionais em quadrinhos, de séries famosas da Editora EBAL: A Moreninha, Menino de Engenho, além de livros quadrinizados sobre a Edição Maravilhosa, História do Brasil ( 2 vols. ), etc. Todo ficaram felizes, afinal, a paz voltou a reinar, em nome da Educação daquele menino estudioso que vivia e vive em um mundo onde o mal precisa ser combatido pelos nossos heróis e super-heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário