Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pesquisa em quadrinhos na Universidade?


Durante muitos anos fui professor da Universidade Estácio de Sá. Em 2008, a Estácio implementou o projeto de pesquisa e o professor de Tempo Integral. Foi ali que preparei um projeto sobre as adaptações de clássicos da literatura para o formato de quadrinhos e sua aplicação para o ensino. Para minha surpresa o projeto deu bastante visibilidade, inclusive, com várias palestras, conferências e mesas-redondas em todo o Brasil. Era o momento certo, os filmes baseados em quadrinhos estavam voltando a fazer sucesso. Fiz parceria com alguns amigos da Estácio, entre eles, Luciano Filizola, César Lotufo e André Smarra.
Em 2011, me desliguei da Estácio por ter passado em um concurso para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com a intenção de trabalhar com línguas indígenas brasileiras. Acabei me envolvendo novamente com os quadrinhos na Iniciação Científica. Havia muitos alunos interessados no assunto. O que já gerou inúmeros artigos publicados em revistas acadêmicas, orientação de algumas dissertações de mestrados, participação em bancas, capítulos de livros etc. 
A partir disso criei o NuPeQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos), grupo de pesquisa, que agrega alunos e professores de todo o Brasil. Temos produzido juntos e levado a discussão da nona arte para a academia e esperamos que ainda tenhamos muito fôlego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário