Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de março de 2015

A Utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como Ferramenta para o Processo Ensino-Aprendizagem

Por
Valéria Bretanha da Silva Mendonça
José Roberto Serra Lima

A utilização de Histórias em Quadrinhos - HQs, em sala de aula, é importante a partir do momento que facilita a compreensão, estimula a imaginação da criança e desperta o interesse pela leitura, pois são histórias que alcançam um maior número de leitores e utilizam uma comunicação simples, através da postura e do gestual dos atores das HQs.

Sendo assim, elas podem ser vistas como uma estratégia de ensino para formar leitores. Por isso, justifica-se esse estudo como forma de chamar atenção para a importância das histórias em quadrinhos nos processos de alfabetização e letramento, contribuindo para ampliar a qualidade no trabalho pedagógico realizado nas escolas.

Os objetivos do presente trabalho são: Identificar as histórias em quadrinhos como a mais nova ferramenta para a formação de leitores; descrever a comunicação de massa sendo utilizada para o processo de alfabetização; analisar as histórias em quadrinhos como ferramenta para o processo educacional; analisar a educação que visa o desenvolvimento do ser humano. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, que envolve uma documentação direta, isto é, legislação, livros e artigos de autores que tratam sobre a temática.

A alfabetização deve estar focada na realidade social do educando. Subentende-se que as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas por permitir tal interação social. Com isso, as histórias em quadrinhos começaram a ter uma nova função, isto é, a de mostrar para as crianças um mundo novo, ou melhor, a trabalhar conceitos sobre: ideologias, alegria, tristeza, higiene, luta, agressividade, amizade, hábitos e outros que a sociedade na qual vivem apresenta.

As HQs apresentam uma narrativa motivadora e, ao mesmo tempo desafiadora, pois propiciam a transformação do leitor em um sujeito ativo, participativo e curioso para chegar ao fim da história. Sendo assim, torna-se importante que as instituições escolares informem aos seus professores sobre a utilização das histórias em quadrinhos e que aprimorem sua aplicabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário