Pesquisar este blog

sábado, 21 de março de 2015

Histórias em Quadrinhos e Educação - Livros Sugeridos (3)


Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades - Refletindo sobre o Uso das Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula

Apesar da grande aceitação registrada, desde os passos iniciais de sua trajetória, junto ao público ledor, as histórias em quadrinhos tiveram de esperar um bom tempo para que seu estatuto particular fosse reconhecido no âmbito da Academia. Foi somente nas últimas décadas do século passado que esse objeto, notadamente inserido na cultura pop, passou a interessar aos estudiosos recolhidos entre os muros das universidades, sobretudo os que se dedicam às artes e às linguagens.

Tendo ocupado o território entre os pesquisadores, os quadrinhos, em suas mais diversas configurações, não mais deixaram esse espaço de interlocução, uma vez que, nele, encontraram considerável número de sujeitos dedicados ao seu conhecimento mais aprofundado, esmerando-se por deslindar-lhes linhas e entrelinhas, imagens e figuras, visando a compreender as contribuições estéticas e pragmáticas que tal objeto pode trazer aos que o manuseiam, para além da concepção de mera forma de entretenimento que o acompanhou ao longo de algumas décadas.

É investindo nessa tarefa que se constitui o presente livro, coletânea de artigos que se propõem a contemplar, de ângulos diversos e múltiplos, as possibilidades de sentidos e usos que as histórias em quadrinhos põem à disposição dos sujeitos, imersos em um mundo cada vez mais prenhe de objetos que a eles se oferecem, reclamando, sempre, um pouco mais de atenção aos procedimentos que os configuram. 

Como destaque, sugiro a leitura do capítulo " Os Super-Heróis Brasileiros que Educam por Meio dos Quadrinhos" de Cesar Lotufo e André Smarra.

O livro pode ser adquirido, pelo valor de R$ 57,00(*), através do e-mail: andre@smarra.com.br

(*) O valor pode sofrer aumento sem aviso prévio. Valor do Frete não incluído no preço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário