Pesquisar este blog

domingo, 22 de março de 2015

A UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Por
André Luís Leal Barbosa da Silva

A utilização das histórias em quadrinhos nas escolas foi “oficializada” em 2006 com a inclusão das histó- rias em quadrinhos no Programa Nacional Biblioteca na Escola. Desde então, os professores das diversas disciplinas têm ampliado sua utilização como ferramenta para trabalhar diversos conceitos.

No ensino de química não foi diferente, uma vez que elas facilitam o processo ensino-aprendizagem e desmistificam as supostas dificuldades dos diferentes conteúdos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) no processo de alfabetização científica, principalmente, no que tange o ensino de química no ensino fundamental (9º ano) e médio.

A análise do material permitiu verificar que o emprego das histórias em quadrinho vem diminuindo a dificuldade para tratar dos assuntos de modo conexo não confinando-os aos tópicos tradicionais. Elas estão desmistificando alguns conceitos químicos e motivando o aprofundamento dos conteúdos apoiados na aquisição da cultura humana.

As histórias em quadrinhos têm sido utilizadas como ferramenta capaz de trazer prazer e divertimento, auxiliando assim no processo de aprendizagem desta disciplina que, infelizmente, causa pânico, quando mal administrada. Tal prática permite que o aluno possa visualizar, os assuntos pertinentes a estrutura da matéria, suavizando, assim, o academicismo da educação formal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário